Certificações de TI

Certificações de TI

O mercado de TI está em franco crescimento no Brasil. Cada vez mais as empresas reconhecem a importância de uma boa gestão de informação aliada à tecnologia.

Isso tanto é verdade que algumas pesquisas apontam para um crescimento de 5% no orçamento de TI nas empresas em 2015. Isso mostra como as organizações reconhecem a necessidade desse trabalho para alavancar vendas e ter um crescimento de qualidade.

Porém, ao mesmo tempo, o número de profissionais nessa área cresce também assustadoramente, querendo aproveitar o aquecimento deste mercado, tornando-o assim mais concorrido. E por isso, os profissionais mais qualificados serão os que conseguirão maior destaque.
Além disso, esta é uma área que depende de constante atualização do profissional. Por isso, é imprescindível mostrar em seu currículo que você realmente é antenado com as novas tendências da área. E as certificações mostram não só essa postura sua, mas também que empresas conceituadas testaram e aprovaram seus conhecimentos na área. E, lógico, profissionais qualificados possuem mais chances para ganhar salários melhores. Então, para ajudar você a fortalecer seu currículo, vamos trazer 7 certificações importantes para o profissional de TI:

 

  1. Certified Information Systems Security Professional (CISSP) -(ISC)²

É uma das principais certificações de segurança. Foi a primeira que atendeu aos requisitos da rigorosa ISO/IEC 17024. Focada para profissionais da Segurança da Informação, cobre tópicos críticos de segurança atual, incluindo computação em nuvem, segurança móvel e de apps mobile, gestão de risco, entre outros. Para que você consiga o certificado, é preciso ter desempenho de 70% no teste, que é formado de 250 questões de múltipla escolha. Ah, e um detalhe importantíssimo: o candidato não pode ter antecedentes criminais. Nos Estados Unidos, o profissional que possui esse certificado costuma ganhar aproximadamente U$ 100 mil/ano.

 

  1. Cisco Certified Internetworking Expert – Routing eSwitching

A Cisco oferece certificações excelentes para os candidatos. Essa de Routing e Switching inclui conhecimentos em LAN, Ethernet, TCP/IP, IPv6, OSPF e BGP. Caso consiga obter o certificado, o profissional mostra-se apto para planejar, implementar, verificar e solucionar problemas de redes. É indicada para engenheiros de rede de alto nível que trabalham com estruturas de redes complexas. Nos Estados Unidos, quem possui essa certificação ganha em média 100 mil dólares/ano.

 

  1. VMware VCP-Cloud

Ela habilita o profissional para trabalhar com instalação, configuração e administração de ambientes em nuvem. Ela mostra que você compreende o básico dos conceitos da computação em nuvem, incluindo ambientes públicos, privados ou híbridos e segurança em nuvem. São poucas as certificações nessa área, então apesar dela ser relativamente nova, é importantíssima. A média de salário para o profissional com essa certificação nos Estados Unidos é de 110 mil dólares anuais.

  1. Project Management Professional, da PMI (Project Management Institute)

Uma das áreas mais importantes de TI é a de projetos – e está sempre precisando de bons gerentes. Essa certificação habilita o profissional a se tornar um gerente de projetos. Para fazer a prova, é preciso comprovar experiência de 4.500 horas nos últimos 6 anos para a categoria I e 7.500 horas nos últimos 8 anos para a categoria II. Nos Estados Unidos, um profissional com essa certificação ganha em média 120 mil dólares por ano

  1. Oracle Certified Professional Advanced PL/SQL DeveloperCertification

Ela é recomendada para profissionais que trabalham no desenvolvimento de bases de dados PL/SQL (server-based). Além disso, mostra conhecimento em construções de aplicações na Internet em bancos de dados para Oracle 9i e Oracle Database 10g. O salário médio de quem possui essa certificação é de 109 mil dólares/ano nos Estados Unidos.

  1. Microsoft Certified Solutions Developer (MCSD)

Ela é feita para os profissionais que criam e implantam aplicações para web e para Windows Phone Apps. A certificação é focada para desenvolvedores com especialização em análise e projeto de soluções empresariais. É preciso conseguir sucesso em 3 etapas: programação em HTML5, com JavaScript e CSS3; desenvolvimento de aplicações web ASP.NET, MVC 4 e desenvolvimento em Windows Azure e serviços web.

  1. CompTIA Mobility+

É uma certificação embasada na ISO 17024 e aborda gestão de dispositivos móveis, solução de problemas, segurança e infraestrutura da rede. É recomendável que os candidatos tenham experiência de 18 meses no mercado. São 100 questões de múltipla escolha para serem respondidas em 90 minutos. Como este é um mercado em expansão, com o crescimento do uso de smartphones não só no âmbito pessoal, mas também empresarial, essa certificação coloca o profissional em destaque no desenvolvimento mobile


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *